11 de mar. de 2010

Chakras






Chakra, em sânscrito, significa "Roda", "Disco" ou "Pires".



"Chakra" é o nome dado aos centros de força. Estão situados no Duplo Etérico. De acordo com as filosofias esotéricas, é por onde a energia imanente é captada e distribuida pelo corpo, vitalizando os órgãos da região relacionada à esse centro.


Existem chakras maiores e chakras menores. Os principais, no oriente, são 7:


  Chakra Básico, localizado na base da coluna, relacionado ao elemento Terra e a cor Vermelha.


  Chakra Sacro*, que fica no púbis, e vitaliza os órgãos genitais e o sistema urinário. Relacionado ao elemento Água e a cor Laranja.


  Chakra Umbilical, ou Plexo Solar, localizado entre 2 e 4 dedos acima do umbigo, relacionado ao elemento Fogo, e a cor Amarela.


Chakra Cardíaco, relacionado ao coração, energiza o sistema cardio-vascular. Ligado ao elemento Ar e a cor Verde.


  Chakra Laríngeo, na garganta, relacionado à tireóides e para-tireóides, relacionado à comunicação e a energização dessa área. Relacionado ao Éter (ou quintessência), e a cor Azul Céu.


  Chakra Frontal, ou Ajna, localizado um pouco acima do ponto entre as sombrancelhas, ligado à mente, à glândula hipófise (pituitária), ligado à intuição, e à Percepção Extra-Sensorial. É relacionado a cor Azul Indigo.


  Chakra Coronário, localizado no topo da cabeça, relacionado a cor Violeta, o elemento seria a energia Cósmica, é responsável pelas percepções mediúnicas, e à expansão da consciência.


*O chakra sacro, aqui no Ocidente, foi substituído pelo chakra esplênico, pela Teosofia, já que a sexualidade é um tabú para as religiões e filosofias ocidentais. E depois, essa substituição foi adotada por vários autores ocidentais.


Em breve irei escrever um post especifico para cada chakra, já que o assunto não é tão superficial assim...


Aguardem ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário